logo

Coordenadores de Núcleos da Sicredi Biomas realizam visita técnica na Rota do Cooperativismo


Por Assessoria Sicredi

Coordenadores de Núcleos da Sicredi Biomas realizam visita técnica na Rota do Cooperativismo

Assessoria/Sicredi

A Sicredi Biomas realizou nos meses de outubro e dezembro uma viagem técnica com coordenadores de núcleos, conselheiros e colaboradores para o estado do Rio Grande do Sul, marco do cooperativismo no Brasil. Ao todo, 81 participantes tiveram a oportunidade de conhecer as cidades que implementaram o movimento cooperativista no país. Entre os destinos visitados está Nova Petrópolis-RS, cidade considerada a Capital Nacional do Cooperativismo.


A visita técnica faz parte do projeto “Vivências do Cooperativismo”, idealizada pela área de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Biomas que durante os anos de 2018, 2019 e 2020 realizou formações com os coordenadores de núcleos sobre assuntos relacionados a formação cooperativista. Durante a viagem, os coordenadores visitaram a Sicredi Pioneira RS, que é a primeira instituição financeira cooperativa do país, localizada em Nova Petrópolis.


Dentre os passeios oferecidos durante a viagem, os participantes fizeram visitas técnicas ao CAS- Centro Administrativo Sicredi, que fica na capital gaúcha, a Linha Imperial, que faz parte da rota que o Padre Theodor Amstad, considerado o pai do cooperativismo nacional. Eles também conheceram alguns pontos turísticos da região, como por exemplo, a Catedral de Pedra em Canela-RS, a vinícola Salton e ainda fizeram o passeio de Maria Fumaça, entre outros.


Segundo a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo Luciana Sampaio, o intuito da visita técnica “é formar os coordenadores de núcleos para que eles possam disseminar em suas regiões o cooperativismo na prática e de certa forma, fortalecer o nosso modelo de negócio”.  Luciana ainda destaca que a participação ativa dos coordenadores faz parte da essência da Sicredi Biomas.


O presidente da Sicredi Biomas, Eduardo Ferreira, ressalta a importância de engajar cada vez mais os coordenadores de núcleo, para que sejam cada vez mais atuantes na Cooperativa. O presidente completa dizendo que “com a participação ativa dos coordenadores, a Biomas tem mais condições de continuar contribuindo com o desenvolvimento de nossas comunidades, tornando-as mais prósperas e justas”.


Sobre a Cooperativa

A Sicredi Biomas está atuando há 32 anos contribuindo com a qualidade de vida das pessoas e das comunidades. Tem área de atuação em 15 municípios de Mato Grosso, todos os 22 do Acre e mais 22 municípios do sul do Amazonas. Teve resultado financeiro em 2020 de mais de 48,7 milhões de reais e administra um montante de mais 1,3 bilhões de reais.


Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,9 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).