Por Assessoria Sicredi
Na última terça-feira (15/02) a Sicredi Biomas encerrou o Bate-papo Cooperativo 2022, que nesta edição, contou com a participação de mais de cinco mil associados. Essa iniciativa tem como intuito apresentar aos associados os resultados alcançados pela Cooperativa no ano de 2021 e abrir espaço para que os associados contribuam com sugestões diante dos assuntos apresentados. Nesta edição, a Sicredi Biomas propôs as seguintes pautas: prestação de contas, balanço social e destinação e distribuição dos resultados.
Durante o ano de 2021 a Sicredi Biomas administrou mais de 1,19 bilhões de reais, emprestou mais de 1 bilhão de reais e apresentou mais de 230 milhões de reais em patrimônio líquido, tendo o resultado líquido de 54,2 milhões de reais. Também em 2021, a Cooperativa atingiu o recorde de 52.120 associados distribuídos nos 22 municípios em que estamos presentes.
Nesta edição do Bate-papo Cooperativo, a Sicredi Biomas adotou o sistema híbrido (presencial e virtual), para garantir a segurança dos associados e colaboradores. Desta forma, para conferir e dar sugestões às pautas apresentadas, os associados puderam acessar o site batepaposicredibiomas.com.br, acompanhar as propostas em formato de texto e vídeo ou se dirigir a uma agência, e com o auxílio de um colaborador, contribuir com os rumos da Cooperativa.
A primeira pauta apresentada foi a prestação de contas, aprovada por 99,61% dos associados, o que equivale a 5.349 votos. Já na segunda proposta que era o balanço social, 99,63% dos associados aprovaram a proposta. Essa porcentagem equivale a 5.350 associados que concordaram com o que foi apresentado. Referente à terceira pauta, que é a destinação de sobras, 5.322 associados concordaram com a proposta sugerida pela Conselho de Administração, totalizando 99,11%. Nesta proposta, o CONSAD sugeriu que 100% das sobras fossem destinadas à Conta Corrente. Outros 0,89% dos associados não concordaram com a proposta e sugeriram outras propostas, sendo que a que mais apareceu foi de o valor seja revertido 100% ao Capital Social. Ambas as sugestões serão levadas para votação na Assembleia 2022.
Na última pauta do Bate-papo Cooperativo foi apresentado aos associados a distribuição de sobras da Sicredi Biomas. A proposta sugerida pelo CONSAD é distribuir as sobras da seguinte maneira: 60% para investimento, 15% para crédito, 15% para produto e 10% para tarifas. Nesta proposta 82% dos associados concordaram. 8,1% dos associados fizeram uma outra sugestão de distribuição que é 25% em investimento, 25% para crédito, 25% para produto e outros 25% para tarifas. Além disso, 3,6% dos associados fizeram uma segunda sugestão, que é 50% para investimentos, 20% para produto, 20% para crédito e 10% em tarifas. A proposta do CONSAD e as duas que mais apareceram no Bate-papo Cooperativo estarão disponíveis para voto na Assembleia.
Segundo o presidente da Sicredi Biomas, Eduardo Ferreira, “o Bate-papo Cooperativo é o momento de os associados darem sugestões e contribuir com o futuro da Sicredi Biomas”. Eduardo finaliza agradecendo aos associados pela expressiva participação e, além disso, cumprir seu papel de dono do negócio aqui, contribuindo com o nosso período assemblear.
A Assembleia de Núcleos 2022, está prevista para ser realizada nos dias 23 a 29 de março. Nesta etapa os associados vão votar nas propostas que entendem como melhor para o futuro da Sicredi Biomas.
Sobre a Cooperativa
A Sicredi Biomas está atuando há 32 anos contribuindo com a qualidade de vida das pessoas e das comunidades. Tem área de atuação em 15 municípios de Mato Grosso, todos os 22 do Acre e mais 22 municípios do sul do Amazonas. Teve resultado financeiro em 2020 de mais de 48,7 milhões de reais e administra um montante de mais 1,3 bilhões de reais.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,9 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).