Por Portal L7
Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com outras secretarias municipais, a Prefeitura Municipal de Reserva do Cabaçal realizou na tarde da última quarta-feira (27/04) a “Primeira Conferência da Juventude”. Essa foi a primeira vez na história do município que tal evento é realizado.
A conferência desse ano traz como tema “Protagonismo Juvenil e Garantia dos Direitos: construindo pluralidades” e, contou com a participação maciça dos adolescentes e jovens do município, bem como de componentes da sociedade civil inseridos em outras faixas etárias.
De acordo com a secretária municipal de assistência social Michelle Garcia de Freitas a conferência não será a única oportunidade que os jovens terão para expor propostas e ações em seu benefício, mas que outros eventos serão realizados como palestras, fóruns e outras conferências.
Missão central da conferência foi discutir sobre a garantia do processo democrático e o respeito à classe juvenil, bem como, a pluralidade e a representatividade dos segmentos sociais relacionados a ela.
A conferência possibilitou aos jovens voz e atenção e, de forma protagonista participaram das discussões com propostas que buscam incluí-los no processo de construção de políticas públicas visando projeções significativas que eles gostariam e esperam que sejam colocadas em prática dentro na sociedade local, regional e nacional.
Por meio de vídeo enviado de Brasília – DF, onde participa da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o prefeito municipal Jonas Viera Campos cumprimentou e parabenizou todos os jovens presentes na conferência e anunciou que nos próximos meses publicará o edital do “Programa Jovem Aprendiz”, buscando selecionar jovens de 14 a 17 anos para trabalhar nas instituições públicas do município.
Ao término do evento, em regime de votação, foram selecionados 2 jovens para representar Reserva do Cabaçal na Conferência estadual da Juventude.